sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ser chique é... dizer NÃO!



 Boa tarde a todos, 
Tento alternar entre temas ásperos e temas suaves, mas é impossível não observar o que acontece no mundo e tenho certeza que a falta de educação e de elegância estão intimamente ligadas à falta de limites.






Vejo pessoas absolutamente sem noção de que seus direitos “terminam quando o dos outros começam” e vice versa, são pessoas sem limites em suas exigências e estão sempre se posicionando como se o mundo lhes devesse algo e sinceramente o mundo lhes deve, um NÃO sonoro para sua falta de limites.

A falta de limites está por todos os lugares, não cabe a mim julgar sua origem, se está nos pais consentidos que tenho visto, que admitem aos filhos fazer de tudo como se fossem os reis do universo, ou se está no egoísmo que é inato a cada ser e está exacerbado nessa era do “eu”, ou simplesmente, na falta de educação básica (mas acho que aqui voltamos aos pais....)

Algumas diquinhas para lidar com a falta de limites que tornam a sua vida impossível e fazem com que a deselegância impere:

O AMIGO QUE VIVE PEDINDO ALGO – todos nós temos aquele “amigo” que não tem o menor pudor em pedir coisas emprestadas, dinheiro emprestado, seu tempo emprestado e claro, não devolve nunca, sabe de quem é a culpa? Sua, que não lhe impõe limites!

Dica: diga, com toda a gentileza do mundo: "Não, eu não posso lhe emprestar”, “não, eu não posso dedicar meu tempo livre neste momento a ouvir as sua lamúrias, vez que você jamais está disponível para as minhas”, “não, meu dinheiro eu ganho trabalhando e não tenho que economizá-lo para que você usufrua”- isso é deselegante? Claro que não! Deselegante é viver pedindo algo em um eterno ar de mendicância! (abra exceções, quando possível, para aqueles que realmente precisam de algo e que só pedem em circunstancias desesperadoras, ou seja, raramente);

AQUELES QUE LHE IMPUTAM CULPAS QUE VOCE NAO TEM – tem algo mais deselegante do que fazer alguém sentir-se culpado por uma situação em que a pessoa entrou sozinha? “Eu sou um azarado mesmo, comigo sempre tudo da errado” e lá vai você ajudar o azaradinho da vida porque ele fez com que você se sentisse culpado por ter sorte (de trabalhar e de lutar por seus objetivos) – diga “Não, muito obrigada, eu não tenho culpa do seu azar, cuide da sua vida”, porque atrás dessa mensagem de que você é o privilegiado do mundo e ele o infeliz, vem a tentativa totalmente abusiva e deselegante de manipular para obter algo.

AQUELES QUE RESOLVERAM QUE O MUNDO SE CONQUISTA NO GRITO – não admita jamais que alguém grite com você porque você se recusa a ceder a caprichos, seja elegante, afaste-se dessa pessoa pelo bem dos seus ouvidos e do seus nervos, quem grita não tem noção de elegância, logo, dar-lhe de ombros é muito mais elegante que qualquer atitude dessa pessoa.

CRIANÇAS MAL EDUCADAS – crianças são uma fofura, quando educadas. Quando mal educadas são chatas, manipuladoras e repelentes, sabe de quem é  a culpa? Dos pais que não impõe limites. Para que uma criança cresça sendo elegante e para que as pessoas queiram as suas crianças por perto, eduque-lhes, diga NÃO quando necessário, saiba impor limites ao seu anjinho e o mundo o tratará assim...deixe de faze-lo e os convites cessarão, quem quer um capetinha por perto?


O COLEGA FOLGADO – aquele que se escora em você, está sempre pedindo que você faça o trabalho dele, na escola, no trabalho, na vida. Diga não, deixe-o resolver seus próprios problemas e lidar com sua falta de vontade, isso não é problema seu!

O BARRAQUEIRO – existem pessoas que adoram bater no peito e dizer: “eu dou barraco mesmo”, para aquelas pessoas com um mínimo de educação uma cena é o fim do mundo, então, acabam se curvando a vontade do barraqueiro para evitar o rídiculo, ou seja, o encrenqueiro descobriu que sendo “difícil” você será “fácil”, o que fazer com uma pessoa assim? Deixa-a a 10.000 km de distância da sua vida, você não precisa de pessoas assim e se não for possível conseguir essa distância, por qualquer razão....fique a 20.000km emocionais dessa pessoa e não admita jamais que as ameaças de “barraco” impeçam você de fazer o que deseja, lembre-se: deselegante é quem dá escândalo, não a sua vítima.

...E poderia citar outros milhares de casos que eu poderia ficar aqui escrevendo...mas NÃO vou abusar da paciência do leitor.
            Em algum momento histórico pessoas (provavelmente abusivas) decidiram que apenas dizer sim é chique e vou lhes dar a notícia, aqueles que só dizem sim, só concordam, só fazem a vontade dos outros não são chiques, são tolos, assim, seja elegante com a pessoa que mais importa no mundo: você! E diga não, com elegância naturalmente!

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search