terça-feira, 2 de julho de 2013

ser chique é....saber dialogar


A elegância está em saber dialogar





Bom dia a todos que esta semana seja de muitas alegrias a todos.
Tem uma frase maravilhosa de  Albert Camus que diz: “um homem é mais homem pelo que ele cala do que pelo que fala”, é uma grande verdade, mas falar não é um pecado ou algo mau, quando as palavras são bem direcionadas a frase citada não se aplica, contudo, quando palavras são ferinas ou mal colocadas, ou quando não se conhece a arte do diálogo, melhor calar.
Ouvir é uma arte, extremamente elegante e educada e poucos sabem ouvir e todos querem ser ouvidos, cada um tem uma história para contar e quase ninguém entende mais a arte do dialogo.
Vou explicar...dialogar consiste em duas ou pessoas trocarem ideias, simples assim, uma  pessoa fala, outra responde, daí é a vez da outra falar, como se fosse um jogo de tênis onde os jogadores são bons e raramente deixam a bola cair, o problema é que parece que essa arte se perdeu e as pessoas estão transformando diálogos em jogos contra o paredão, atiram a bola e atiram mil vezes, mas somente para que elas possam jogar, não querem outros participantes.

Se você quer atenção do seu interlocutor, ouça, porque se não ouvi-lo, em pouco tempo o jogo ficará cansativo. Ouça com receptividade, pronto para fazer observações sobre os comentários do outro e que essas observações possam ser realizadas de tal forma a não ofender.
Ninguém pode se dar ao direito de se nomear senhor ou senhora da verdade, então aceite as ideias do outro, se lhe parecerem absurdas, dê seus motivos, mas de forma branda, não diga jamais : isso é uma imbecilidade, uma burrice, uma estupidez ou qualquer coisa similar, procure entender porque o raciocínio do outro o fez concluir daquela maneira.
Se você acha que você conhece a verdade e o outro possui apenas uma noção distorcida dela, pergunte como ele entendeu daquela forma e procure inserir, de forma agradável e educada, o conhecimento que você tem dos fatos reais.
Conheci poucas pessoas, mas conheci algumas, que não aceitam argumentos lógicos e a verdade colocada de forma clara, a essas de nada adiantará tentar convencer com argumentos, porque o amor não será pela verdade mas sim pelo debate, não vale a pena falar, apenas calar é o ideal.


Impor ao outro sua visão do mundo, suas ideologias, poderá torna-lo uma pessoa intragável, trocar ideias sobre elas, demonstrando porque pensa dessa ou daquela forma é o ideal, é a verdadeira arte do diálogo.
Pessoas são diferentes, tem passados e experiências diferentes, pensam de uma forma que pode ser bem diferente da sua, isso não quer dizer que é bom ou  mau, certo ou errado, quer dizer que é...diferente, apenas isso.
Diferenças são boas, fazem a troca entre as pessoas, dialogar é uma forma de aprender e ensinar.
Seja elegante, aprenda a ouvir e a se comunicar de forma ponderada, equilibrada e verá, que em pouco tempo, dominando a arte do dialogo, seu ponto de vista será solicitado cada vez com mais frequência,  ao contrário, se insistir em apenas falar e impor, poderá correr o risco de ser a “pessoa da gangorra”, quando ela senta, os demais se levantam e partem para longe.

Um comentário:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search