sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cardápio do mar - mais um cardápio completo


O Cardápio completo do início do inverno

Final de semana que se anuncia, inspiração para cozinhar, vamos lá para mais um cardápio fácil:

I-ENTRADA DE POLVO E LULA

1KG de tentáculos
1KG de lulas
2 dentes de alho pequenos
1 maço de ceboulette
150 grs de bacon
sal e pimenta branca
azeite de oliva



MODO DE FAZER:

Limpe bem os frutos do mar. Eu gosto de tirar aquela pele rosada do polvo, tem gente que deixa, mas acho que endurece a  carne. Cozinhe na panela de pressão até ficarem bem molinhos, corte em pedaços pequenos e reserve.
Pique o alho bem miudinho, bem assim a cebolinha
Pique o bacon em cubinhos bem pequenos
Tempere os frutos do mar com pimenta branca e um pouco de sal (deixe para corrigir depois)
Aqueça o azeite de oliva (quantidade suficiente para dourar e ainda sobrar para ficar como se fosse um molho.
Doure o alho ligeiramente, coloque a cebolinha e o bacon
Quando o bacon estiver dourado coloque os frutos do mar e de uma ligeira fritada neles, corrija o sal se for necessário (bacon as vezes é meio salgado)
- esse prato pode ser feito algum tempo antes do jantar e depois somente reaquecido, coloque azeite na hora de aquecer.
Sirva com pãezinhos porque o azeite cria um molho muito bom para ser comido com pão
o vinho eu sugiro um tinto...eu sei, eu sei, frutos do mar....mas é pesado, bacon, azeite....fica perfeito com um tinto Syrah, tem um muito bom chamado Scorihuela Gascon, Pequenas Produciones, 2006, Syrah, fica perfeito.

II- PRATO PRINCIPAL- BACALHAU DESFIADO AO FORNO


1,5 De bacalhau limpo e desfiado
8 batatas médias cozidas
2 pimentoes vermelhos
azeitonas pretas
5 cebolas médias
2 dentes de alho
6 tomates maduros
azeite


MODO DE FAZER

Deixe o bacalhau de molho, trocando a agua frequentemente (mais ou menos a cada 4 horas), por 24 horas (se for bacalhau salgado), depois cozinhe em agua até que fique bem molinho. Escorra toda a agua, esfrie, retire pele (se tiver), espinhos e desfie. Experimente o bacalhau para verificar se o sal está agradável
Cozinhe a batata descascada em agua, sem sal, e corte em rodelas finas mas que não desmanchem.
Corte as cebolas em rodelas bem fininhas, pique o alho bem miudinho, quase invisível, frite-os juntos em bastante azeite (a cebola deve ficar encharcada de azeite), quando a cebola estiver molinha acrescente azeitonas pretas (metade de um vidro, bem escorridas)
Corte os pimentões bem fininhos e frite, também em azeite (se misturar com a cebola o gosto irá se confundir, melhor fazer a parte).
Corte o tomate em rodelas finas, quase transparentes.
Depois é só montar uma camada de batatas, uma de bacalhau, uma de pimentao, uma de cebolas e azeitonas e terminar por uma de tomates
Regue com muito azeite de oliva e leve ao forno até o tomate estar tostadinho (mas não queimado), cuidado que ao esquentar o azeite pode transbordar, sugiro colocar o pirex dentro de uma forma.
***  esse prato pode ser preparado na véspera do jantar ou pela manhã, guardar com filme plástico na geladeira e lembrar de tirar ao menos 1,5 horas antes de levar ao forno
**** sirva com arroz branco
 pelas mesmas razoes que o prato anterior...sirva com tinto, mas aqui vamos com algo mais encorpado, meus queridos malbecs ou um Cahors Frances, Chateau des Cedres por exemplo...lembrando que os vinhos franceses sao 99% deles mix, a base deste é.....Malbec

III- SOBREMESA

Tartelette aux fruits rouges – Tortinha de frutas vermelhas


Massa (patê sablé)

250 grs. de farinha de trigo
110 grs de manteiga temperatura ambiente
40 grs de farinha de amêndoas ou castanhas
110 grs de açúcar
1 ovo inteiro

MODO DE FAZER
Misture todos os ingredientes secos com a manteiga e vá amassando até integrar, adicione o ovo e volte a amassar para formar uma massa homogênea, a massa ficará com uma consistência um pouco mole por isso deve repousar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de ser usada.
Depois é só ir retirando porções e forrando forminhas (ficam mais bonitas se forem tortinhas individuais e pequenas). Não coloque muita massa, apenas para cobrir o fundo da forma (que não precisa untar porque já tem manteiga o suficiente na massa), leve ao forno pré-aquecido a 180o  e deixe até dourar (aproximadamente 20 minutos).
***eu faço sempre na véspera a massa para não me matar no dia do jantar. Guarde a massa depois de fria em um recipiente bem fechado e na geladeira, daí ela não ficará mole.
Ahhhh, mais uma dica...sobrou massa? Faça biscoitos com ela, ficam ótimos
Recheio – crème patissier

250 ml de leite
1 fava de baunilha (se não tiver substitua por baunilha artificial, mas não tem o mesmo gosto L )
2 gemas de ovos
50 gr de açúcar
30 grs de maizena


modo de fazer:

Aqueça o leite com a fava de baunilha ou (meia colher de chá de essência)
A parte misture os ovos, o açúcar e a maisena, até ficar uma mistura lisa, quando o leite ferver coloque sobre a mistura e vá mexendo com um fuet.
Depois leve a mistura ao fogo e vá mexendo sempre, até engrossar, desligue, coloque sobre um filme plástico e feche, leve a geladeira até a hora de usar

Para montar a torta coloque uma camada de crème patissier em cada tortinha e cubra com frutas, na hora de servir polvilhe com açúcar confeiteiro e enfeite com uma folha de hortelã.
vinho de sobremesa...fica bom um bom porto

2 comentários:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search