sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um cardápio fácil e completo para um jantar com amigos

Final de semana está aí, vamos receber uns amigos para testar as dicas? Mesa posta e linda, a seguir um cardápio fácil e que impressiona as visitas (e olha que minha habilidade culinária não é nenhum primor).


Pensei num cardápio para a arrumação de mesa que ensinei

Pré-entrada 1-Consomê de palmito ou aspargos  (dispense se estiver calor)



Ingredientes


 1 vidro de palmito  ou de aspargos (aprox, 300 gr.)
- 1 litro de leite desnatado frio
- 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara (chá) de água (deixe esfriar para usar)
- 2 colheres (sopa) de maizena
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 1 pitada de noz moscada

Modo de fazer
Drene o palmito ou aspargo e bata no  liqüidificador e reserve. Bata  o leite,  o caldo de carne dissolvido e a maizena, até formar um creme de consistência líquida. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Adicione o creme e cozinhe até que fique espesso e adicione o palmito ou aspargo batido. corrija o sal, acrescente uma pitada de noz moscada. Sirva. Vinho para acompanhar - sugiro um tinto cabernet, cabernet malbec ou Syrah (dos argentinos de preço razoável indico o Luigi Bosca Cabernet Sauvignon ou Cabernet Malbec- se quiser melhorar na qualidade um Catena, da Bodega Catena Zapata, mas se está decidido começar de pé direito Angelica Catena Zapata é a pedida)

Entrada -2 -Saladinha com molho de amoras/framboesa

use mini-folhas de rucula e agrião e endivias
um queijo brie ou camembert
lave as endivias e distribua uma três em forma de leque em um pratinho de salada, coloque as mini-folhas dentro das endivias e meio por cima, de forma a criar um barquinho, e um molho de framboesa ou amoras- fica bonito -coloque pedacinhos de queijo camembert ou brie e se quiser pode decorar com um moranguinho  cortado em fatias, framboesas ou amoras.
para o molho de amoras/framboesa ou outra fruta vermelha
1 colher de sopa de geléia de um tipo de frutas vermelhas - eu gosto da marca Queensberry 
4 colheres de vinagre balsamico
1 colher de chá de azeite
sal/pimenta
só misturar todos os ingredientes, as vezes, se a geléia está mais consistente dou uma esquentadinha nela no microondas antes de usar.
- harmonize com um vinho branco Chardonnay (ideal para molhos adocicados) bem geladinho (pode ser um Alamos, barato e bom, um Nieto Senetier ou um maravilhoso Bramare)

3- Prato principal - Massa com frutos do mar

para 6 pessoas
1 kg de camarão - camaroes médios e limpos
1/2 kg de mariscos - 
300 gr de polvo
300 gr de lula
1 tablete de manteiga
azeite de oliva
cebolinha ou ciboulette 
2 cebolas médias
queijo ralado
sal/ pimenta branca
1 caixa de penne (Barilla ou Di Cecco) do mais grossinho.
escorra bem os frutos do mar (eu gosto de seca-los em toalha de papel para evitar que deixe a manteiga aguada, corte a cebola e cebolinha bem miudinha (reserve uma parte da cebolinha), aqueça metade do tablete de manteiga com duas colheres de azeite de oliva, quando estiver derretido e quente jogue a cebola e a cebolinha e deixe até ficar macia, acrescente os frutos do mar - se ficar liquido,  com aparecencia de que tem água (acontece se usar frutos do mar que estavam congelados) escorra tudo e aqueça novamente manteiga e azeite e torne a fritar, tem que ficar com aparência de mais douradinho, reserve.
cozinhe a massa, escorra, depois de bem escorrida derreta uma colher de manteiga e passe a massa na manteiga derretiva, junte os frutos do mar, coloque queijo ralado e termine com ciboulette picada para enfeitar- hummmmm bommmm
*** pode deixar os frutos do mar preparados e ir tomar um banho ,depois só aquecer e preparar a massa
Harmonize com um bom tinto encorpado - um Malbec (Luigi, Angélica, Cobos, val de flores), um Cahors, ou um primitivo di manduria (exagerei agora hehehe)
sobremesa
4) Mousse de chocolate
ingredientes:
3 ovos
200 gr de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) açudar
1 pote de creme de leite (200)gr
licor de chocolate ou amendoas
modo de fazer:
separe as gemas das claras e bata as gemas até dobrar o volume, junte o açucar e bata até incorporar às gemas, derreta o chocolate em banho maria e acrescente às gemas, junte  o creme de leite e continue batendo. Bata as claras em neve, em ponto firme, acrescente  licor de chocolate ou de amendoas, coloque em potinhos individuais, leve para gelar.
Vinho para acompanhar a sobremesa pode ser um Vinho do Porto ou um colheita tardia.

bon apetit!

7 comentários:

  1. Amei este menu! Está testado e aprovado! Neste final de semana fiz a massa com frutos do mar e o mousse. Todos adoraram! Só a saladinha que fiz de folhas verdes (rúcula, agrião, alface americana), e folhas roxas (chicória italiana e alface manteiga roxa), com cebolas crocantes e redução de vinagre balsâmico com mel. Também ficou um espetáculo. Tudo acompanhado de um bom vinho, com a mesa arrumadinha como aprendi com você, com direito até a arranjos de flores naturais. Resumindo, o jantar foi um sucesso! Obrigada Adriana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom Thais! Fico feliz que tenha gostado mas me mande essa receita de reduçao de balsamico que me pareceu maravilhosa. abraços

      Excluir
  2. Olá Adriana!

    A receita de redução de balsâmico é bem simples. Para cada 300ml de vinagre balsâmico colocamos 1 colher de sopa cheia de mel puro. Levar ao fogo mexendo sempre. Quando levantar fervura baixar o fogo e continuar mexendo até reduzir pela metade. Retirar ainda quente, colocar num recipiente de vidro e deixar esfriar (o aroma perfumará toda sua cozinha).

    Se preferir, antes de colocar sobre a salada (que recomento serem de folhas verdes mais amarguinhas) pode acrescentar uma colher de café de azeite de oliva. Só colocar delicadamente sobre as folhas e servir, em porções separadas (podendo desenhar no prato com o molhinho) ou travessa única.

    Eu normalmente deixo este molho a parte se a ocasião for mais casual, e faço outra opção de molho mais simples (limão, sal e azeite com ervas), para aqueles que não gostam de sabor agridoce. Então cada um serve-se com o molho de sua preferencia e na quantidade que goste.

    Espero que aprecie, é simples mais faz bastante sucesso aqui em casa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não costumo servir saladas como entrada, mas gostei da dica. As folhas de endivia, depois de servidas inteiras, devem ser cortadas com talheres ou podemos nos servir com a mão?

    ResponderExcluir
  4. show.. o prato principal...mas ficou aguado o molho e complementei com 2 cx creme leite fiz a redução com açucar mascavo.. ficou show..
    o ceviche deixou a desejar... a manga nao estava consistente....mas nota 9...

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriana, as receitas servem quantas pessoas?

    ResponderExcluir
  6. Somente agora vi os posts ai meu Deus que atraso, mil desculpas a todos - normalmente minhas receitas são para 6 pessoas, meu numero mágico

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search