domingo, 11 de maio de 2014

Feliz dia das mães


Meu bom dia e meus parabéns a todas as mulheres que tiveram coragem de ser mães, em especial à minha que é um exemplo de mulher guerreira e determinada.
Penso que ser mãe é uma das experiências mais complexas que existe e uma das decisões mais complicada na vida de uma mulher.
Salvo exceções, as mães são responsáveis por 90% da educação de um filho, diria eu 99% pela sua vinda ao mundo, isso requerer, para começar, uma profunda capacidade de doação, do próprio corpo para abrigar um ser, do tempo para guiar esse ser até a maturidade (que as vezes não chega) e de braços sempre dispostos a acolher e ouvidos bem abertos para ouvir, desde "a culpa é da mãe" até o mais frequente "manheeeeeeeeeeeeeee preciso de você".
Vi outro dia uma ex aluna e amiga postar um pedido de presente "um vale folga", e olha que tenho acompanhado a trajetória dela como jovem mãe e sei o quanto ama sua pequena criatura, mas a verdade é que não há "vales folgas" em ser mãe, do momento em que se é...é para sempre.
E como seria bom se as mães fossem para sempre, porque todos contamos com a idéia de que ela estará sempre "lá" para nós. As vezes não visitamos tanto quanto deveríamos (mea culpa), não estamos  disponiveis quando ela precisa, mas dentro do coração sabemos que mãe compreende, mãe aceita e vamos tocando nossas vidas, sem parar para pensar que um dia tudo isso pode terminar, porque se pararmos para pensar é desesperador.
Como advogada, se possível, eu peticionaria ao criador, aos astros, a qualquer força superior capaz de me dar uma sentença favorável, para ter minha mãe para sempre.
E as vezes, mãe não é quem gera, existem milhares de mães por aí que jamais geraram um filho e são as melhores mães do mundo, a elas, minha sincera homenagem, porque parece que a vida é um eterno equilibrar das coisas, o que ela tira, ela dá de outra forma, para aqueles que a vida não foi tão boa com a mãe biológica, sempre há uma mãe do coração.
Conheço aquelas que chegam a fugir da minha compreensão, acolhendo muitos filhos em sua vida, dedicando com integralidade sua existência a eles, não posso deixar de homenagear hoje Maria Helena, uma brava guerreira paraguaia, que com seus esforços diários mantém 35 crianças abrigadas, com afeto e com amor, e é tão prazeroso ouvir aquelas crianças se dirigindo a ela como "mamá", e o amor do coração daquela mulher é tão grande, que depois de um tempo, é impossível distinguir quais são seus filhos naturais e quais são seus filhos do coração, todos se parecem com ela.
Há ainda as mães amigas, aquelas que conseguem acolher seus amigos de forma a ser mãe de cada uma deles, eu sou uma mulher de muita sorte, tenho a melhor mãe biológica do mundo, mas ao longo da vida tive diversas "mães do coração", que  me ensinaram sobre afeto, compaixão, determinação e coragem.
Que vocês mães biologicas, mães de coração, tenham hoje um lindo dia, com meu afeto profundo e gratidão imensa por existirem.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search