quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um novo cardápio de meia estação

Boa tarde leitores e leitoras, hoje a pedidos de uma querida ex aluna mais um cardápio completo.
E o verão está terminando...lentamente...então vamos a um cardápio mudança de estação,  mas respeitando ainda esse calorzinho que está nas últimas e com um gostinho de saudades da Europa.


I- entrada - GASPACHO (soupe fraiche)

Essa entrada é fácil de fazer e muito saborosa, é uma entrada fria, a dica mais importante aqui é escolher tomates maduros e bem vermelhos, para  dar  mais sabor e uma bela cor.

ingredientes:
5 tomates grandes e bem vermelhos
2 pimentões vermelhos médios ou um bem grande
1/2 pepino japonês
1/2 cebola roxa
1 dente de alho
balsâmico
azeite de oliva
sal e pimenta do reino

MODO DE FAZER:

1) Lave os legumes bem, retire o cabinho dos tomates, os fundinhos do pepino, descasque a cebola e o alho, retire as sementes do pimentão e pique tudo de forma grosseira e com casca. Reserve duas colheres dos legumes cortados para a decoração;
2) coloque em uma tigela os legumes, coloque uma colher (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher de sal, um pouco de vinagre, misture tudo, coloque um filme plástico e leve a geladeira para marinar por ao menos uma hora
3) bata tudo no liquidificador, em velocidade baixa e até formar um creme;
4) coloque em potinhos, copos ou pratos fundos, coloque um fio de azeite de oliva e decore com legumes no centro (pique mais delicadamente para decoração) ou use um talinho de salsa (rende 6 porções como as da foto), caso você queira usar como um aperitivo sirva em copinhos de vodka ou xícaras de cafezinho e dai rende o dobro)


 Sugiro um vinho rosé, pode ser um sul africano Bellingham Berry bush rosé, muito bom custo e benefício, ou um argentino La flor de pulenta rosé malbec, cai super bem. Um bom rosé frutado da sua escolha irá acompanhar bem essa entrada.

II- entrada quente -- bruschetta de legumes
 

Caso você não goste de entradas frias ou opte por servir o gaspacho como aperitivo, sugiro uma bruschetta de legumes como entrada quente

ingredientes:

1/2 berinjela grande
2 tomates vermelhos sem sementes
1/2 abobrinha grande
6 aspargos verdes
1/2 dente de alho
queijo parmesão ralado no ralo grosso
1/2 xícara de azeite de oliva
1 pão italiano de casca grossa

Pique todos os legumes em cubinhos bem pequenos, tempere com sal e um toque de pimenta,coloque o azeite, mexa bem e, em um refratário,  leve ao forno a 200 graus por aproximadamente 20 minuto,s ou até os legumes ficarem moles.
Corte o pão em fatias de 2 dedos de altura, espalhe os legumes ainda quentes sobre cada fatia, polvilhe parmesão e leve ao forno até o parmesão derreter. Sirva quentinho.

Decore o prato com frisé (faça um molho rapido de mostarda amarela e mel- proporção 2 para 1 [ex. duas colheres de mostar, uma de mel], fica bem bonito

Se sobrou, o vinho rosé pode acompanhar ou um tinto como um pinot noir californiano (não muito encorpado)


II Prato principal - minha versão de boeuf bourguignon
Recette Boeuf bourguignon
Sou de facilitar, então vamos lá para minha receitinha (que não foge muito da tradicional) do famoso bouef bourguignon

ingredientes
1,2 kg de filet mignon ou outra carne bem macia cortada em cubos de mais ou menos 2 dedos
4 cenouras médias
300 gramas de champignon (use champignon de Paris frescos, tire a pele deles raspando com uma faquinha)
150 gr. de manteiga sem sal
1/2 garrafa de vinho tinto (pelo amor de Deus, nada de vinho porcaria, tem que ser ao menos um vinho considerado razoável, quanto mais encorpado, mais encorpado o molho
2 cebolas brancas médias
1 bouquet garni
1 dente de alho
óleo de oliva
750 ml   de caldo de carne

como fazer o bouquet garni 


Pegue 1 ramo de salsa,  1 talo de cebolinha, uma folha de louro, um raminho de alecrim, um ramo de manjerona, - amarre tudo junto- voilá, bouquet garni!

caldo de carne 


Nem pensar em cubinhos mágicos....pegue 300grs de coxão mole, 1 cebola picada de forma grosseira, uma cenoura, também cortada grosseiramente, um macinho de cheiro verde picado, coloque umas duas colheres de azeite em uma panela, frite a cebola, depois junte o cheiro verde, de uma fritada na carne, coloque a cenoura e também de uma fritada e acrescente um litro d´agua. Deixe ferver até reduzir para os 750 ml.

MODO DE FAZER


Coloque a manteiga em uma panela e frite primeiramente a cebola (picada não muito miúda) e o alho, depois coloque a carne e de uma fritada até que ela fique ao ponto (antes de começar a dourar, mas quando perde a aparência crua), coloque em seguida a cenoura (cortada em rodelas de um dedo), o bouquet garni, metade do caldo de carne  e metade do vinho, reserve o resto.
deixe cozinhar em fogo lento por pelo menos duas horas ( a carne não deve desmanchar, mas deve ficar bem macia, mas com os cubos intactos), conforme for secando o caldo e o vinho, vá acrescentando os dois. Aos poucos va colocando sal e pimenta a gosto.
Eu gosto de fazer esse tipo de prato com molho encorpado um dia antes do jantar e deixar repousar até o dia seguinte, o sabor é outro. Para servir retire o bouquet garnir e se fizer no dia anterior tire porque ele deixará sabor amargo se ficar 24 horas no molho.

Sirva com arroz branco (porque somos brasileiros) ou com um bom baguette da casca bem durinha se conseguir um.

*** OPCIONAL - já comi boeuf bourguignon com batatas dentro...mas acho que pesa muito, se quiser, acrescente as batatas ao mesmo tempo que as cenouras, cortadas em cubinhos.

Adoro servir esse prato naquelas panelinhas (cocottes), fica muito fofo 

Aqui um bom tinto encorpado - um Joffre e Hijas blend de seleccion 2 malbec , um Val de Flores, um Primitivo da Manduria, todos caem bem.


IV- SOBREMESA
Tiramisu aux framboises, speculoos et fromage frais
pave de framboesa
160 gr. de biscoito champagne
125 gr de queijo mascarpone
250 gramas de framboesas (pode ser congelada)
casca raspada de 1 limão verde
1 fava de baunilha
150 gramas  de creme de leite fresco (nata)
raspa de gengibre
20 gr açucar de confeiteiro
25 gr de açucar refinado
1 taça (de vinho tinto) de vinho do porto

geleia

coloque 150 gramas de framboesa com o açúcar de confeiteiro e o vinho do porto. Coloque para ferver em fogo lento e va dissolvendo as framboesas com o garfo até formar uma geléia grosseira, reserve.

em uma tigela bata com um fuet o creme de leite, o mascarpone e o açúcar. Raspe as sementes da baunilha  (se não conseguir fava de baunilha substitua :( por 2 gotas de essência)e coloque na mistura, coloque casca raspadinha do limão e um pitada de gengibre ralado.

Para montar peque copinhos e coloque a geleia de framboesa no fundo, biscoito quebrado sobre a geleia e depois o creme. Decore com o que sobrou das framboesas. leve a geladeira até servir, na hora de servir polvilhe rapidamente açúcar de confeiteiro nas framboesas ou coloque uma folha de hortelã.




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search