domingo, 20 de janeiro de 2013

Mimos para os anfitriões


Quando vamos pela primeira vez na casa de alguém (que fomos convidados, naturalmente, porque sem convite só para salvar de incêndio), manda a etiqueta levar um presentinho aos donos da casa, vinhos, flores ou bombons (e pelo amor de Deus sem exagero de levar tudo ao mesmo tempo) são sempre uma boa pedida, ok e a dica: cuidado, se for um francês...leve um vinho fantástico, há uma cultura nacional a respeito do vinho, não ofenda com um vinho barato (salvo total ignorância no assunto, mas daí evite os vinhos e leve um bom aguardente brasileiro, vai fazer sucesso e não vai haver constrangimento), as flores são para a dona da casa, JAMAIS VERMELHAS, NUNCA em numero 13, as de vaso são uma ótima pedida. Não deu tempo de ir a floricultura, bombons servem? sim, se você conseguir de boa qualidade e não se a anfitriã tiver qualquer tipo de problema ou neura com peso, voce nao tem obrigação de saber se ela é diabética.
Os presentinhos devem ser simples, apenas um agradecimento por ser convidado e uma demonstração da sua boa educação. Não espere que o vinho que levou seja servido (se o vinho servido for horrível, tome água e resista a tentação de pedir para abrir a garrafa que levou) ou que os chocolates sejam degustados por todos.
Se você é o anfitrião, agradeça gentilmente o presente (pelo amor de Deus, "nossa esse chocolate era tudo o que eu sonhava", é o fim, um bom muito obrigada pela lembrança, muito gentil da sua parte é o suficiente), guarde o vinho para outra ocasião, mas, se notar que o convidado está ansioso pela aprovação do presente não custar perguntar se ele gostaria de degustar o vinho (deixar fechado para uma outra ocasião é o mais indicado ainda mais se não combinar em nada com o menu que você preparou e os vinhos separados para a ocasião).

Eu sempre gosto de levar uma lembrancinha, ainda que não seja a primeira vez que eu vá a casa onde fui convidada, me parece uma forma de retribuir a gentileza de ter sido convidada e, cá entre nós, um vinho nunca é demais.

2 comentários:

  1. Levar um Uísque muito caro pode causar uma má impressão? Pode fazer parecer que quero chamar atenção? É que não bebo e tenho essa garrafa há alguns anos em casa.
    Bem, ele me foi dado de presente... Se quiser aproveitar e comentar esse ato de presentear com um presente, fique à vontade.
    Vai ser bom aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, presentes para os anfitriões são pequenos mimos, de boa qualidade mas não necessariamente caríssimos. Penso que se o valor do presente for condizente com sua situação econômica não será "chamar a atenção" e poderá ser um presente agradável para quem recebe. Agora, presentear com um presente recebido é de mau gosto, mas se ainda assim você quiser ou precisar faze-lo, certifique-se ao menos que o círculo de amigos é completamente diferente e que o presente que irá usar não se trata de uma edição limitada que quem lhe deu possa reconhecer de alguma forma, seria extremamente ofensivo.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search