quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Não faça julgamentos e não emita opiniões não solicitadas!




Bom dia leitores e um feliz 2015!
A pedidos estou retornando ao blog...as vezes falta tempo...mas vou tentar uma maior regularidade, prometo!

Hoje resolvi abordar um tema que me perturba muito: o Julgamento!

Todos gostam de julgar e emitir opiniões sobre todos os assuntos, está bem, todos temos direito a uma opinião, mas é possível tê-la sem que ela afete a vida dos demais e sem que produza danos, uma opinião expressada pode ser altamente danosa na vida do “julgado”. Dá para ser chique sem fazer julgamentos? É preciso!

Para poder julgar algo devemos nos perguntar antes: a) conheço o assunto com profundidade? b) tenho a capacidade de ser imparcial? c) tenho a capacidade da empatia, de entender o que vai dentro do outro, ainda que eu não aceite a forma como ele pensa? Respondeu não a qualquer uma dessas alternativas, NÃO JULGUE, VOCÊ NÃO É CAPAZ!

O direito me ensinou que toda verdade tem dois lados…ou mais…

Ah…mas fulano é um ladrão! Ele roubou….que fique claro não estou defendendo roubos, assaltos ou qualquer apropriação indevida…mas se pergunte: por que ele fez isso? E só então, munido das três alternativas acima julgue…e só então e, se solicitado, emita sua opinião.

Vamos falar claro e dar um exemplo atual: os escândalo da Petrobrás e seus corrompidos e corruptores. Quem são os bandidos? Os empreiteiros que querem trabalhar e para poder fazê-lo precisam jogar o jogo sujo do poder ou os corruptos que abusam de seus cargos, impondo dificuldades para vender facilidades? Pense…então…de a devida proporção….será que só há bandidos? Será que não há um ou outro inocente perdido por ali que terá sua vida arrasada por essas opiniões e julgamentos todos determinados pela imprensa?


Mas pensemos em coisas mais banais…o sujeito que traiu a esposa ou a esposa que traiu o marido, bandidos! Fácil julgar não? Já se colocou na posição do traidor? Você sabe as razões da traição? Você conhece a vida que ele/ela leva dentro de casa? Você sabe os sentimentos que essa pessoa tem? Você sabe o tratamento que recebe da(o) parceira(o)? Então não julgue, você não é capaz.

Sei que usei dois exemplos extremos, sei que muitos dirão que eu adoro um vespeiro, mas fico alucinada por ver dedos apontados aqui e ali, sem que as pessoas saibam efetivamente o que acontece e todos espalhando fel e veneno nas redes sociais, em rodas de amigos, para que? Para ter assunto? Leia e você terá vários, mais interessantes e que não prejudicam ninguém...mas leia livros, não só revistas e jornais que precisam vender notícias. Não há nada mais deselegante do que julgamento e opiniões preconceituosas.


E para não esquecer….opine sim, quando lhe for solicitado…porque se ninguém perguntou sua opinião, para que vai proferir? Opinou…não dá mais para voltar atrás…mais vale ficar com um mau julgamento em pensamento, do que com uma besteira “publicada”.

E antes que me perguntem…sim, minha opinião neste caso foi solicitada.

Meu abraço a todos.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search