quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A elegância vem da atitude


Outro dia vi uma senhora, aparentemente fina, bem vestida e com jóias caras, sendo extremamente grosseira com sua empregada, que a ajudava com compras, pensei ser um bom tema para tratarmos.
Nem todos recebem educação e etiqueta de berço, mas todos podem e devem adquirir, ao longo da vida, boas maneiras e elegância, mas de nada adianta saber colocar a mesa, saber servir e receber convidados se, no dia a dia, a pessoa é mal educada e deselegante.
Ser elegante é ser educado com todos, não importa a classe social, não importa a posição que ocupe, todos merecem respeito e cortesia. 
Sim, as vezes é preciso dar ordens a funcionários e impor-se com amigos e  colegas, mas há modos de fazer isso de forma educada.
Gritos, palavrões, humilhações são desrespeitosos, sinal evidente que a pessoa tem apenas um "verniz de classe", ou seja, uma camadinha leve para ser usada em sociedade, mas na vida, quando pensa não "precisar", é grosseira e rude.
Vestir-se bem, ter boas jóias, um bom penteado, uma boa situação financeira, não  são sinônimos de classe, a elegância vem sempre da atitude.
Conheço pessoas extremamente ricas que são simples e agradáveis, conheço outras que "querem" pertencer a um grupo determinado e acreditam que, se humilharem aqueles que estão abaixo de sua condição social, ficará evidente que não pertencem a uma classe inferior (resta definir o que é classe inferior) - ao contrário - ao tratar mal um subalterno, um empregado, é evidente a que classe a pessoa pertence, e esta é muito inferior a de qualquer pessoa humilde, é a classe dos "sem educação, sem finesse, sem elegância", essa é a mais baixa classe que há.
Já vi pessoas de poucas posses com mais elegância que muitas pessoas que ostentam riqueza por aí. Lembre-se então: elegância é uma  questão de atitude de não da roupa que se veste.
Alguns principios básicos de uma atitude elegante:
1) seja educada(o) com todos, indiscriminadamente;
2) respeite a todos;
3) você não é uma bolsa ou um sapato, você é uma atitude;
4) se for para se dirigir a alguém, valem aquelas "palavrinhas mágicas" da infância: "por favor, muito obrigada, com licença", seja para pedir um copo de água, seja para comprar um Rolex;
5) simpatia é uma qualidade e deve ser usada em todos os lugares;
6)  dar "bom dia", "boa tarde" às pessoas não custa nada;
7) jamais conte o preço das suas roupas e sapatos, etc, não interessa a ninguém e você não vai ser mais admirado(a) por contar quanto custou, fica evidente a "nova riquisse";
8) vista-se com o que lhe fica bem e respeita seu corpo e não com a marca, você corre o risco de parecer rídicula e sem personalidade;
9) não fale mal, não desdenhe e não despreze ninguém, se não tiver nada de bom para falar sobre a pessoa, fique quieto, nem que seja para se poupar do ridículo, porque até um imbecil as vezes tem amigos que podem se ofender ouvindo algo ruim sobre a pessoa;
10) uma simples passagem que se dá no trânsito para alguém é educado;
11) elevadores, halls de entrada, locais publicos, não são a sala da sua casa, não use para passar um reprimenda em alguém (aliás faça isso somente de forma privada, de modo a não expor ninguém a humilhações e faça com educação), para contar histórias da sua vida, etc. Entrou em um desses locais, evite assuntos pessoais, cumprimente quem está ali e no máximo, comente sobre o clima;
12 ) invista menos em futilidades e  mais em cultura, leia, se informe e tenha assuntos agradáveis e interessantes para não ter apenas fofocas como repertório (ou novelas);
E, com toda a educação que puder adquirir, tente ser você mesma(o), cada um de nós tem um personalidade, não mude porque melhorou de vida, melhore apenas a forma de se comunicar.

Um comentário:

  1. Preocuparsse com a beleza física, é esquecer a interior, é o mesmo que trocar de roupa, sem tomar banho

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search